Curso de PHP - Aula 13 - Comandos de Repetição

While

O While é um comando de repretição (laço) mais simples. Ele testa uma condição e executa um comando até que a condição seja false. Assim como o if o While possui duas formas de sintaxe. Vejamos exemplo:
<?php
$x = 1;
while($x < 10){
echo "$x = ".$x."<br>";
$x++;
}
$y = 10;
while($y > 0):
echo "$y = ".$y."<br>";
$y--;
endwhile
?>

Do...While

O laço do while é bastante semelhante ao while, com uma simples diferença que a exressão é testa no final do bloco, sendo que os comandos são executados pelo menos uma vez, já que preciso para antes por eles para que realizar os testes. Veja o exemplo a seguir:
<?php
$x = 0;
do{
echo ++$x."<br>";
}while( $x < 10 )
?>
No comando while ou do...while muitas vezes necessitados incrementar ou decrementar a variável de controle no final no laço. Para isso, temos comando for que trabalha principalmente desta forma, testando e incrementando ou decrementando a variável de controle. Vejamos abaixo.

For

O tipo de laço mais completo no PHP é o comando for. Ele trabalha definindo a inicialização do comando, que seria a definição da variável de controle, a condição e por fim, incremento ou decremento. Ele possui três formas de sintaxe assim como o if. A três expressões entre parênteses têm as seguintes finalidades:

Inicialização: Comando ou sequência de comandos a serem realizados antes do início do laço. Serve para inica variável.
Condição: Expressão que define se os comandos que estão dentro do laço são executados ou não. Enquanto a espressão por verdadeira os comandos serão executados.
Incremento ou Decremento: Comando que será executado ao final do laço. Serve para atualizar o valor da variável de controle.

Veja o exemplo a seguir:
<?
#.SINTAXE PRIMEIRA........
for($i=0;$i < 15; $i++)
echo "o valor de $i é ".$i."<br>";
#.SINTAXE SEGUNDA........
for($i=0;$i < 15; $i++){
echo "o valor de $i é ".$i."<br>";
}
#.SINTAXE TERCEIRA........
for($i=0;$i < 15; $i++):
echo "o valor de $i é ".$i."<br>";
endfor
?>
Foreach

O foreach fornece um jeito mais fácil de navegar entre os elementos de um array. Este comando foi atribuído ao PHP4 em diante, ou seja, não está disponível em versões anteriores. Ele possui duas sintaxes. A primeira forma vai do primeiro ao último índice do array definido na variável, em nosso caso, variável $vetor. A segunda, faz a mesma coisa, mas com uma diferença, além do valor ser atribuído à variável $chave, o índice
<?php
$vetor = array(1,2,3,4,5);
#.SINTAXE PRIMEIRA........
foreach($vetor as $v){
echo "O valor atual do vetor é $v.<br>";
}
#.SINTAXE SEGUNDA........
$vetor2 = array("um"=>1,"dois"=>2,"três"=>3);
foreach($vetor as $chave => $valor){
echo "\$vetor2[$chave] => $valor.<br>";
}
?>
Break

O break é utilizado em laços como if, for, while e o próprio switch com já vimos anteriormente. Ele é responsável para realizar a parada do laço, fazendo com que o PHP continue o script normalmente.

Cotinue

O continue trabalha semelhante o break, com a simples diferença que o continue, ao invés de para o laço, e retorna no início do mesmo não executando o que estiver após o este comando.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos comentários são lidos e moderados previamente.
são publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
-Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Comentar como:OpenID

OBS: comentários dos leitores não refletem as opniões do blog.