Google abre novo Orkut para todos antes do prazo previsto. A troco de quê?

A Google resolveu dar um presente de fim de ano aos fiéis (e alguns desesperados) usuários do Orkut. Apenas seis semanas após o lançamento da nova “cara” do site de relacionamentos, a empresa largou de mão a ideia inicial dos convites e abriu o acesso ao chamado “novo Orkut” a todos os usuários. Mas a troco de quê? Lembrando, o Orkut, em seu início, era um site semi-fechado - para ingressar, o internauta precisava ser convidado por alguém que já tivesse uma conta. Com o tempo, qualquer um pôde criar um perfil. Outro dado: o Orkut é muito forte como rede social no Brasil, mas isso não se repete na maioria dos países, onde o Facebook é o queridinho.

Bueno, como eu mesmo tinha considerado em uma das edições do podcast Backup, a Google tinha dado uma bola muito dentro com essa coisa de precisar de convite para o novo Orkut. Não que, particularmente, me interesse muito, mas interessa muito, e muito mesmo, para muita gente. Sensacional ver a galera apavorada, oferecendo a mãe em troca de um convite, pagando caro no Mercado Livre para comprar um. E daí, quando a coisa parece estar dando muito certo, a Google libera. Não dá para entender muito. No post oficial, onde anunciou o presente de Ano-novo, a empresa garante que o novo Orkut foi muito bem recebido pelos usuários. Afirma que recebeu ótimos comentários sobre as novas funcionalidades, aumento de velocidade e maior facilidade de uso. Será? Pegando os comentários nos post aqui do blog sobre o novo Orkut como exemplo, podemos dividi-los, na maioria, em dois grupos: gente desesperada para ganhar um convite e gente decepcionada após entrar no novo site. De fato, quase a totalidade do pessoal que entrou reclamou que não era nada demais - ou pior, que era de menos em relação ao anterior. Eu mesmo entrei, testei e voltei para a interface antiga. Sendo assim, podemos pensar que a Google foi legal e boazinha, liberando o acesso para atender àqueles alucinados que prometiam tudo em troca de um convite. Mas, lembrando que a empresa é uma empresa, interessada no sucesso de seus produtos, parece um pouco cedo para desistir de uma publicidade que estava dando certo. Ou seja, acho mais provável a Google ter percebido que o pessoal não estava muito satisfeito; talvez tenha recebido reclamações de usuários frustrados, ex-entusiastas do novo site que fizeram muito pelo convite e descobriram que era muito pouco. E a empresa resolveu abrir, diminuindo a importância de ter um novo Orkut, mas reduzindo, proporcionalmente, as decepções após os testes. Em tempo: para entrar no novo Orkut, é só clicar no círculo que aparece no topo da página. Se ainda não aparece, fique calmo - a Google informa que pode demorar um pouco até chegar ao perfil de todos os usuários.


Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/infosfera/2009/12/18/google-abre-novo-orkut-para-todos-usuarios-antes-do-prazo-previsto/

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos comentários são lidos e moderados previamente.
são publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
-Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Comentar como:OpenID

OBS: comentários dos leitores não refletem as opniões do blog.