Curso de HTML Aula 1

Olá a todos, hoje vou iniciar um mini curso de html. Quando acessamos um site qualquer, para os que ainda não conhecem o funcionamento do mesmo, ficamos espantados com o que podemos fazer, visualizar nestes sites, mas não imaginamos que seja tão fácil também nós criarmos nosso próprio site, lógico, para cada qual temos um porque. Quando mais evoluido o site. digamos assim, mais necessário será o conhecimento de linguagens para desenvolve-lo, por exemplo ASP, PHP entre outras. Mas todos que aprenderam tais linguagens, tiveram que passar pelo simles HTML. O HTML podemos dizer, que seja como o 'esqueleto da página'
Para que você possa entender o que estamos falando, quando você entrar no seu orkut por exmplo, ou em outro site, experimente clicar com o botao direito do mouse na página do site e em seguida, 'Exibir código-Fonte', verá o HTML da página desse site.Vamos dar incío então, para se produzir um site básico, precisamos somente de um navegador e um HTML(ou outra linguagem que se utilize) para ser interpletado. Veja abaixo um exemplo de HTML básico:

OBS: O HTML pode ser digitado em qualquer editor de textos, como por exemplo o bloco de notas do windows.


Observe que eu digitei o HTML acima em um bloco de notas. Temos as tags e que realizam a função de abertura e fechamento do nosso HTML. As tags que informam o título da nossa página. As que são utilizadas para podermos incluir comandos tipo javascript que estaremos em breve tratando em outro post. As que determinam o espaço a ser exibido em um site. Todo conteúdo que você deseje que o seu site exiba aos visitantes, deverá ser colocado entre essas tags de comando.

Você também pode observar que foi colocado tags do tipo , estas são utilizadas para colocarmos comentários em nosso HTML. Mesmo que colocadas dentro da tag não serão lidas nem interpretadas, apenas são utilizadas para dar um rumo ao código.

Para não nos perdermos. Bom, por hoje é só, opa, ia me esquecendo, para podermos visualizar o HTML como página em nosso navegador, precisamos salva-lo como página HTML. Como seria então? Basta que seja salvo o documento como index.html. Depois basta clicar nele para abri-lo, que este automanticamente será aberto em um navegador.

Observe que ao salvar o html no formato .html, ele fica com o ícone do arquivo do navegador padrao que você utiliza em sua máquina. Caso utulize o Internet Explorer, o ícone do arquivo salvo será o do Internet Explorer.

Agora sim, está completo por hoje, espero que gostem. Em breve voltarei com outros post sobre o assunto. Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos comentários são lidos e moderados previamente.
são publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
-Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Comentar como:OpenID

OBS: comentários dos leitores não refletem as opniões do blog.